Roteiro Turístico

Freguesia de gente ordeira e conciliadora, sabe receber bem quem nos visita. Da gastronomia ao artesanato, são muitas as razões para nos brindar com um passeio por esta terra.
Para satisfazer a sede de cultura dos seus visitantes, a Freguesia oferece o seu património histórico, cultural e natural, de que fazem parte, a Capela de Carapelhos, a Capela de Corticeiro de Baixo. Caminhando pelas ruas dos diversos lugares que compõe a Freguesia de Carapelhos, depara-se com inúmeras casas tipicamente Gandaresas. Tipicamente Gandaresa, Carapelhos encontra-se na região demarcada de Gândara, que vai da Serra da Boa Viagem até ao limite norte do concelho de Mira, embora este tipo de habitação tenha ido para além destes limites geográficos. 
 
E que tem de particular esta tipo de habitação?
 
A Casa Gandaresa é uma habitação de cariz rural, feita de adobe. No alçado frontal, apresenta como características peculiares uma porta ladeada por duas janelas – a zona da habitação – e um portão que dá acesso a um pátio fechado, com eira. Ao lado do portão podia ainda haver uma pequena janela para acesso directo das uvas ao lagar. Uma combinação perfeita entre a zona de trabalho e a zona de descanso.
 
Carapelhos possui um excelente parque de merendas, o Parque recreativo Varandas de São Bento, inaugurado no dia 15 de Agosto de 1992. Este parque é um convite para a convivência entre amigos e família, onde o contacto com a mãe natureza nos renova a alma e o espírito. 
Em cada esquina encontra pessoas sempre dispostas a dar uma palavra amiga.
 
Por todas estas razões, Visite a Nossa Freguesia
Será muito Bem-Vindo