Equipamentos / Infraestruturas

EQUIPAMENTOS
O trabalho autárquico prossegue na Freguesia de Carapelhos, com o sentido de empenhamento e de inovação que se exige.
Tal como vem sendo nossa prática estamos empenhados em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, melhorando os serviços e infra-estruturas da freguesia.
Situado em zona privilegiada e estratégica da Gândara, Carapelhos dispõe de transportes públicos diários prestados pela Joalto. A recolha de lixo é efectuada pela Câmara Municipal de Mira, três vezes por semana, cobrindo todos os lugares da Freguesia, existindo também dois ecopontos e um oleão, visando a importante componente da reciclagem.  
Quanto á correspondência, o carteiro lá vai passando diariamente pela freguesia de Carapelhos, de Segunda a Sexta-feira. Faz parte ainda desta terra, um cemitério que cobre na totalidade as necessidades da população da Freguesia de Carapelhos.
A cobertura de água encontra-se a 100%. 
 
SAÚDE E EDUCAÇÃO
A Freguesia de Carapelhos, é servida pelo Serviço Nacional de Saúde através de uma extensão de Saúde (Extensão de Saúde Carapelhos), onde é possível o atendimento ás mais diversas necessidades da população, nomeadamente o rastreio do colo do útero, saúde Infantil (Enfermagem), saúde materna/planeamento Familiar (Enfermagem), Vacinação Crianças e adultos, etc. Quanto aos serviços de atendimento complementar, estes são prestados pelo Hospital Distrital de Coimbra e Aveiro. Uma farmácia (Farmácia Almeida Leite) presta serviços aqui na Freguesia, satisfazendo as necessidades básicas da população no que respeita aos medicamentos. Cabe á associação de solidariedade social de carapelhos e corticeiro de baixo cobrir as necessidades da população no que respeita ao apoio social da Freguesia, sendo que o Centro Social de Carapelhos actualmente em fase final de construção vai ser um importante passo para a população da Freguesia.
Uma escola primária (EB1 Carapelhos) tem sede aqui na Freguesia, sendo que até á quarta classe as pessoas da terra podem estudar na Freguesia perto dos seus familiares. Depois da quarta classe, os alunos deslocam-se para a sede de Concelho, Mira, estando também próximas duas Universidades, Coimbra e Aveiro. Um Jardim-de-infância na Freguesia satisfaz as necessidades das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, durante o período diário, correspondente ao horário de trabalho dos pais.
 
DESPORTO E CULTURA
Terra culturalmente rica, Carapelhos conta com um património cultural farto, onde as instituições e colectividades promovem o vasto leque cultural da terra. Uma palavra especial para o Clube Pesca Anzóis de São Bento, Grupo Motard montar para viver, Rancho Folclórico Varandinhas de São Bento, Confraria dos Nabos e Companhia, a Associação de Grelos de Carapelhos, a Comissão Varandas de São Bento, Grupo Desportivo os Unidos, São Bento Futebol Clube e por fim a Associação de Solidariedade Social de Carapelhos e Corticeiro de Baixo.
Está esta Freguesia dotada de uma infra-estrutura de vital importância para as pessoas da terra, o Polidesportivo no parque recreativo Varandas de São Bento, onde é possível a pratica de futsal, entre outras actividades desportivas, assim como de um campo de futebol de onze.